15 fevereiro, 2017

[Resenha] A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón

Foto Autoral . Veja mais no Instagram @blogparenteses 

Este é um livro sobre como um livro pode mudar a vida de alguém.

Daniel Sempere acorda numa madrugada de 1945, aos 10 anos, apavorado por não conseguir recordar o rosto da mãe. Seu pai tenta confortá-lo, e então o leva pelas ruas de Barcelona até o coração do centro histórico da cidade. Lá, o menino conhece um prédio antigo com ares de palacete, o lugar onde acabam os livros que se perderam no tempo: o Cemitério dos Livros Esquecidos.

Daniel Sempere desenterra um livro das infinitas estantes daquele labirinto, A Sombra do Vento de Julián Carax. Ele ainda não sabe, embora pressinta, mas ao mergulhar naquelas páginas sua própria história vai se confundir com os dramas e mistérios que o livro carrega.

A história aparentemente simples que se revela em pequenas partes, afunilando e se encaixando é com uma boneca russa, em cada personagem há uma história e dentro da história, mais uma e assim Záfon constrói o enredo complexo: como uma trama de romances e segredos sendo tecida de forma que deixe difícil largar o livro. Tudo que queremos é descobrir onde tudo aquilo vai dar.

O livro me conquistou desde as primeiras páginas, quando descreve e homenageia o encanto dos livros com declarações que acalentam o coração de qualquer leitor.
 Ao longo das páginas os personagens são desenvolvidos com naturalidade e mestria que os torna palpáveis e inesquecíveis. Ao fim do livro você acredita mesmo que toda essa trama seja possível mesmo que paradoxalmente improvável.

Por ser este o meu primeiro livro do Carlos Ruiz Zafón, posso dizer que minha história com este escritor começa como um amor á primeira leitura.

Quero fazer como o protagonista Daniel e sair em busca de tudo o que este Zafón escreveu, espero que seja uma aventura tão emocionante quanto a dele, mas claro, sem toda a tragédia.

Nota:5/5 + favoritado

Informações técnicas:
Autor:  Carlos Ruiz Zafón
399 p. 
Editora:Objetiva/ Selo: Suma de letras

Um comentário :

  1. Várias pessoas já me recomendaram esse livro, mas eu ainda não me sinto pronta para me jogar num livro do autor, sabe? Pelo que você disse tem um certo grau de complexidade, que eu estou evitando no momento.
    Que ótimo que tenha gostado tanto assim! É muito bom quando conhecemos um autor e de cara nos apaixonamos.

    Beijos
    Duas Leitoras - Promoção de aniversário rolando no blog! Serão 3 vencedores!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!