31 janeiro, 2017

《Sci-fi entre Parênteses》7 Partículas literárias da Ficção científica

Foto autoral. Veja mais em @blogparenteses 

1. Os termos difundidos no Brasil para se referir ao gênero são: Ficção Científica, abreviado para FC e Science Fiction, abreviados para Sci-fi ou SF.

2. Livros Sci-Fi são facilmente identificados por sua própria maneira de falar sobre ciência. O gênero “brinca” com as implicações e consequências de dados científicos ou inovações tecnológicas, reais ou supostas. O “e se...” é levado muito a serio aqui!

3. Chegam a ser um tanto didáticos, mas não no sentido de explicar o que é a ciência ou ensinar amplamente conceitos científicos, embora isso possa ocorrer ocasionalmente. Mas amados companheiros de humanas: Não entrem em pânico! * O que os autores querem é difundir ideias, e não há nada que te impeça de se conectar com o enredo ou de se envolver com as discussões e questões apresentadas.

4. Engana-se quem acha que ao falar de ciência, o Sci-fi se restringe ás chamadas ciências “duras” (astronomia, física, engenharia, etc.). Você pode encontrar muitas obras que exploram as ciências "leves" focando suas teorias nas relações humanas e nas ciências sociais com temas que nos aproximam da psicologia, da antropologia e da sociologia por exemplo.

5. Frankenstein de Mary Shelley é a obra considerada fundadora do gênero que surgiu no Século XIX. Outras obras importantes para o surgimento do sci-fi são os romances de Júlio Verne e H.G. Wells, Utopia de Thomas More, e até contos de Edgar Allan Poe.

6. Sci-fi não é subgênero de Fantasia. (Gente, até uns dias atrás eu apostaria alto que era) Sci-fi é um gênero que possui suas vertentes e subgêneros e que ás vezes conversa com a fantasia na chamada Fantasia Científica (narrativa que mistura explicações racionais e místicas, ou seja, ciência e magia). Selecionamos livros de subgêneros variados pra ler e apresentar nos próximos posts.

7. Esse é um gênero que tem forte apelo com qualquer um que já se fez as perguntas mais persistentes nas obras sci-fi: De onde viemos? Pra onde vamos? Até onde somos capazes de chegar? E a minha preferida: O que nos torna humanos?

#ScifiEntreParenteses


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!