22 novembro, 2016

[Dica de Leitura] Mandela, o africano de todas as cores

Este livro integra o selo “Pequena zahar” e vai nos levar pra dentro da história de luta e ideias de Nelson Mandela.

Foto autoral + no Insta: @blogparenteses


Escrito para crianças e recomendado para jovens e adultos, o texto emocionante do autor francês Alain Serres se amplia em sentido e forma pelas imagens do ilustrador, tbm francês, Zau.  

A narração é construída por uma linha do tempo que se inicia com a infância de Mandela e a partir daí vamos acompanhando os momentos chaves da sua história de vida . E que história!

Toda a vida de Mandela é inspiradora. Mandela criança, Mandela jovem, Mandela adulto, Mandela idoso... Há pessoas que encontram um sentido tão forte na vida que acabam por estender significa á vida de outros. Esse livro mostra como Mandela foi uma dessas pessoas.

O sofrimento do povo negro descrito nessas páginas, deliberadamente cheias de cores, é revoltante e entristecedor. Foram 27 anos de prisão até que Mandela viesse a se tornar o 1º presidente negro daquele país.

A edição tem ainda um material bônus no fim com palavras-chaves, fotos de noticias e mapas para que o leitor compreenda detalhes da trajetória de Mandela.

O que fica dessa leitura é muito do sentimento que movia o personagem central, na sua luta a favor da união dos povos de todas as cores. Este pequeno livrinho é uma grande fonte de inspiração para o respeito. “Respeito pelas populações negras humilhadas durante séculos”. Mas também repeito e igualdade entre todas as pessoas sem distinção de cor.

Nota: 5/5

Informações técnicas:
Autor: Alain Serres 
Editora: Zahar
Selo: Pequena zahar 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!