01 novembro, 2016

[IMPRESSÕES de LEITURAS] Empatia de leitor

Foto Autoral @blogparenteses Instagram Literário


As IMPRESSÕES desse post foram as deixadas nas leituras de “Passarinha” “O lado bom da vida” e nos livros “O projeto e o efeito Rosie”

Esses são livros onde personagens vivenciam em algum ponto da história o poder da EMPATIA e me deram a chance de exercitar junto com eles essa capacidade de compreender as emoções de outra pessoa e de olhar o mundo a partir de sua perspectiva.

Pra nós, leitores, a EMPATIA é algo que faz parte do nosso cotidiano. Geralmente, exercitamos nossa perspectiva empática em quase todas as leituras quando nos transportamos para mentes de personagens cuja realidade e forma de pensar estão beemm distantes das nossas.

Temos a oportunidade de exercitar a empatia livro após livro, embora muitas vezes não tenhamos consciência disso.

Quantas vezes você já não se pegou fazendo um esforço consciente para colocar-se no lugar do personagem – inclusive dos que te incomodavam – reconhecendo sua humanidade, individualidade e perspectivas?

E qual foi a consequência disso? Você ampliou seus limites de entendimento humano. É por isso que pensando cá com meus botões, chego a conclusão que talvez nós leitores, temos maior tendência a sermos pessoas mais tolerantes.

Isso claro, se fugirmos das classificações simplistas que nos levam facilmente á apenas ver as pessoas/ personagens como chatas ou legais, e etc.

A empatia que exercitamos nas leituras é um meio eficaz que temos de expandir as fronteiras da nossa visão sobre os outros e sobre o mundo.

Os livros que nos dão essa possibilidade de experimentar pensamentos e sentimentos que só podem ser encontrados fora de nós mesmo através da empatia.



Veja + Leia o veredito dos livros citados e mais em https://www.instagram.com/blogparenteses/


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!