02 janeiro, 2015

Melhores e Piores do Ano #2014


Enfim acabou! 2014 não foi um ano nada fácil… Eu e a Isa passamos juntas por momentos que mudaram nossa vidas de forma intensa. As leituras … Bem, elas cumpriram seu propósito e nos levaram para lugares onde só os livros podem nos levar. Somos gratas a eles por isso <3


Gostaríamos de ter lido muito mais que nossas rotinas nos permitiram e esperamos que neste ano possamos encontrar leituras inda melhores que a do ano que passou.  


Para ver a lista singela de nossas leituras de 2014 clique aqui!


Agora vamos para o que interessa: As melhores e Piores leituras de 2014. Lembrando que não se trata de livros lançados em 2014 e sim dos que lemos no ano.


#1 Melhor Autor


Escolha da Pétala: Marc Levy
Descobri este autor nesse ano e agora quero ler todos os seus livros, foram 3 em 2014 (“E se fosse verdade…” O Primeiro dia” e  “A Primeira noite”) e já estou lendo o 4º livro do autor, “Replay” (meu primeiro livro de 2015!). Sim , este autor ganhou meu coração e virou um dos meus favoritos. Adora a forma como mistura romance com ficção , sua escrita rica em pesquisas,  suas tramas cheias de suspense e fechamentos com ótimos questionamentos e reflexões .… <3


Escolha da Isa: J. M. Barrie

Todo mundo já ouviu falar de Peter Pan, mas poucos já leram Peter e Wendy. Infelizmente, porque o livro é fantástico. As aventuras na Terra do Nunca são encantadoras, mas eu realmente me apaixonei pela maneira única que elas são narradas. O autor conseguiu captar a essência da infância em cada palavra… não dá pra explicar. Só acho que se você ainda não leu esse livro, não sabe o que está perdendo.




#2 Melhor livro nacional


Escolha da Pétala: Blecaute (Marcelo Rubens Paiva) 

Distopia sem igual, este é um daqueles que podemos chamar de bom livro, sem receio algum. Já tenho outro livros do autor na minha lista de leituras para este ano… Gostei bastante da sua escrita, não li nenhum livro que se assemelhe a este.

Escolha da Isa: Bidu - Caminhos (Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho)

Vou dar uma roubada porque eu quase não li livros nacionais esse ano. É só dar uma folheada nessa HQ pra ver que ela exala fofura. Não tem como deixar de gostar.




#3 Melhor Surpresa

Escolha da Pétala: Clarices ( Luciana Bolina).


Primeira parceria do blog, o livro da Lu Bolina é uma indicação a todos os leitores do EM&L. A escrita poética e sensível da autora me surpreendeu e arrebatou deste a primeira página. Uma das minha melhores leituras do ano. Tem resenha aqui ;) 
Gostaria de citar aqui como menção honrosa o livro  “A torre acima do véu” da Roberta Spindler, uma ficção nacional de ótima qualidade.


Escolha da Isa: “E se fosse verdade…” (Marc Levy)


Não imaginei que conseguiria gostar ainda mais dessa estória (eu já havia visto o filme). Nem que ela fosse tão bem escrita. A Pétala está tentando me arrastar para mais livros do autor e acho que vou aceitar.



#4 Pior livro


Escolha da Pétala: Ed Morte ( Luís Fernando Veríssimo)


Foi difícil não abandonar esta leitura… Vou procurar outros livros do autor porque está foi uma péssima experiência e já me recomendaram muito o Veríssimo, por isso quero lhe dar outra chance...



Escolha da Isa: Convergente (Veronica Roth)

Sem comentários.





#5 Livro que todo mundo gostou menos eu


Escolha da Pétala: Coincidentemente escolho dois títulos interrogativos: “Quem é você, Alasca?” e  “Por que Indiana, João?” 


Tinha boas expectativas em ambas as leituras… Mas os livros por diferentes motivos não alcançaram essas expectativas.



Escolha da Isa: Trilogia Divergente.






#6 Os 3 Melhores Livros


Escolhas da Pétala:

1- A historia sem fim (Michael Ende) 

Livro favoritado! Mais um livro sem igual, a escrita de Ende é incrível, a mitologia do livro é fantásitca e as metáforas sutis magistrais.

2- E se fosse verdade… ( Marc Levy) 

Não poderia faltar um livro do meu autor favorito do ano...

3- A lista negra (Jennifer Brown) 

Um livro que correspondeu a todas minhas expectativas. Fala de bullying sem meias palavraras e sem focar na obviedade do assunto. Recomendadíssimo.


Escolhas da Isa:

1-Todo Dia (David Levithan)
Uma mistura de romance alternativo, existencialismo e fantasia, esse livro me conquistou totalmente. Gostei tanto do A que queria que ele existisse. Já que isso não é possível, teria que reler o livro para reencontrá-lo. O que com certeza vou fazer algum dia.


2- Trilogia Feios (Scott Westerfeld)

Há tanta coisa na atualidade que me faz lembrar destes livros, e de Extras também (spin-off). É justamente isso que amo em distopias: fazem a gente questionar o que vivemos e onde isso irá nos levar.


3- Peter e Wendy  (J. M. Barrie)


Preciso falar mais alguma coisa sobre esse livro? Ele é simplesmente demais.




E aí curtiram nossas escolhas? E as suas , quais foram as melhores e piores experiencias literárias que tiveram em 2014?