23 julho, 2014

[Entrevista Com o Autor #3] Emerson Dantas e Pimenta

Com satisfação apresentamos a mais recente parceria do blog , Emerson Dantas e Pimenta, autor do livro “Herói” lançado pela editora Buriti. 


"...tive que arrumar outra forma de canalizar a criatividade, e foi escrevendo que eu me encontrei." Emerson D. e Pimenta

Emerson Dantas e Pimenta tem só 23 anos, nasceu e vive Montes Claros -Minas Gerais e seu gênero é a Fantasia.  Leia nossa conversa abaixo e saiba mais!

EM&L: Há quantos anos você escreve e o que te motivou a começar escrever?
Emerson Dantas e Pimenta: Bem, eu comecei a escrever de verdade com 17, 18 anos. Antes eu fazia algumas fanfics bobinhas, e desenhava, tinha meus próprios “mangás”, e “HQs” (risos), mas não ficava muito legal não, então quando percebi isso tive que arrumar outra forma de canalizar a criatividade, e foi escrevendo que eu me encontrei.

EM&L:“Herói” é sua primeira obra?
Emerson : Antes de ‘Herói’ eu já havia escrito alguns contos. E também já havia participado de várias antologias antes de publicá-lo.

EM&L:De onde veio a inspiração para este livro?
Emerson: A inspiração veio de algumas situações que eu vivia na época. Foi um momento estranho da minha vida. A saída do colégio para a faculdade, mudanças estranhas de rotina. Então resolvi juntar o mundo em que eu vivia com o dos animes, mangás, séries, que acompanhava, e fazer uma grande metáfora que qualquer jovem que lê irá se identificar de algum modo. Daí fui juntando a personalidade de pessoas que eu conhecia, com de personagens que eu gostava, fui colocando minha experiência em algumas situações, modificando algumas coisas, e ‘Herói’ foi concebido.

EM&L:Qual a maior dificuldade que encontrou para escrever seu livro?
Emerson: Pra escrever não creio que tenha encontrado muita dificuldade não, fluía muito bem o enredo em si. Desde o começo eu sabia o que ia escrever e como queria o livro. Mas como ainda era muito imaturo, pessoalmente e literariamente falando, obviamente me esbarrei com dificuldades com a língua; mas nada que 4 anos de revisão, e o trabalho da editora não desse jeito.

EM&L:E qual a principal dificuldade que encontrou para publicá-lo?
Emerson: Engraçado que muita gente que conversa comigo sobre escrever acredita que a grande dificuldade está em publicar. Aprendi que a dificuldade realmente está na ilusão de ser contratado por uma grande editora e ganhar dinheiro logo de ponto. Então sofri o necessário, e hoje percebo que enquanto eu escrevia acreditava que o grande problema seria publicar, hoje publicado, vejo que o grande problema é ser vendido. Espero ansiosamente o dia que meu problema vai ser decidir pra qual estúdio de Hollywood vou vende os direitos do meu livro (Risos).

EM&L: Você se dedica integralmente á escrita ou exerce outra profissão também?
Emerson: Oh, que sonho seria, batalho para isso, mas atualmente eu atuo como Advogado.

EM&L: O que você está escrevendo atualmente? Pode nos falar um pouco sobre?
Emerson: Bem, contos são a minha paixão, então nunca hei de abandoná-los. Também estou escrevendo a continuação de ‘Herói’, que anda um pouco estagnada, mas se Deus permitir, vai deslanchar. 

EM&L: Quais são seus autores preferidos?
Emerson: Eu tenho UM autor favorito, que se ele escrever bula de remédio eu faço questão de ler, que é o espanhol Carlos Ruiz Záfon (A sombra do vento, O jogo do anjo...). Ademais, tenho autores que gosto bastante de uma obra ou outra.

EM&L: Como você vê a situação/aceitação da literatura nacional contemporânea?
Emerson: Evolui bastante, e isso me agrada. O que me entristece é que ainda estamos reféns das grandes editoras que manipulam o mercado editorial, e engolem as pequenas/médias; e também a grande guerra de egos que ainda existe, e o preciosismo exagerado. Alguns não conseguem entender o mágico da literatura que é ter espaço pra todos. Se, por exemplo, escrevermos sobre o mesmo assunto, na mesma vibe, ainda assim escreveremos diferente, seremos eu e você, talvez até o mesmo mundo, mas sob óticas diferentes, e podemos atingir ao público, juntos. Sem desmerecer o trabalho de ninguém.

EM&L: Você pode nos indicar um autor nacional contemporâneo que acha que todos devem conhecer?
Emerson: Bem, me vejo obrigado a honrar minhas origens. Eu vim da taberna da literatura nacional. Longe dos queridinhos e dos ‘pops’. Surgi do sub mundo, então me sinto obrigado a levá-los até ele, e tenho certeza que vocês irão gostar. Não tenho como indicar um só, mas toda uma comunidade: ‘A irmandade’ (airmandade.net). Lá se pode encontrar literatura da melhor qualidade, principalmente pra quem gosta de terror. Contos brilhantes, e todos gratuitos.

Emerson: E aproveito a oportunidade pra agradecer e te parabenizar pelo blog, que é muito lindo. J  Att, Sem.


Adoramos saber mais sobre o Emerson e prestigiar mais um jovem autor nacional. Seu livro “Herói” acaba de chegar aqui e, com marcadores lindos! Logo mais tem resenha. ;)


Ah, pra quem quiser adquirir logo seu exemplar, "Herói" está disponível na Livraria Cultura e na loja da Editora Buriti
Seguem os links do livro nas redes:

5 comentários :

  1. Adorei a entrevista, meus parabéns pela criatividade. Sou péssima com perguntas, o máximo que consigo pensar é "de onde surgiu a ideia do livro?" hahahaha

    Beijos,
    Karyne
    http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah A dica é pesquisar um pouco sobre o autor e o livro ... Assim as perguntas vão surgindo com a natural curiosidade rss
      Bjs

      Excluir
  2. Ah! Adorei a entrevista!
    Parabéns!! Não conhecia o autor, nem o livro, mas parece ter uma história legal!!

    Abraços!
    Markus A.
    http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, parece mesmo... Acompanhe o blog , logo menos sai a resenha ;)

      Excluir
  3. Oi Pétala, tudo bem?
    Adorei a entrevista com o autor!! Já li várias resenhas sobre o livro dele e muita gente tem gostado muito do livro.
    Acho muito interessante essas entrevistas com autores nacionais, é sempre bom saber o que os inspiraram a escrever e também quais são os planos deles para o futuro.

    Beijo :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!