28 junho, 2014

[Lista #1] As melhores adaptações literárias para o cinema nos últimos anos

Ler um livro envolve imaginar personagens e lugares conhecidos página após página. As palavras viram imagens em nossas mentes, nos apegamos a elas. É exatamente por esse motivo que vê-las nas telonas, em detalhes, com trilha sonora, boa atuação, efeitos especiais e essas coisas que só cinema consegue acrescentar pode ser pra lá de bom.
E é por isso, meus caros, que decidimos estrear nossa Coluna de Listas com este tema. A ideia da coluna é dar indicações práticas sobre assuntos que queremos compartilhar. Esperamos que gostem!

O.B.S.: Os critérios utilizados nas escolhas feitas para esta lista até tentam parecer elaborados, mas são meramente pessoais.

4. Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)



O diretor Francis Lawrence, com um roteiro de Simon Beaufoy e Michael Arndt fez um trabalho muito melhor que Gary Ross e Billy Ray no primeiro filme da “trilogia de quatro”.
Não é só a produção mais hollywoodiana que o torna melhor, Em Chamas é mais elaborado em todos os sentidos. O elenco é ótimo, com atores renomados como Philip Seymour Hoffman, satisfaz tanto em atuação quanto na fidelidade as personagens do livro. Aliás, o filme parece ter sido produzido pensando-se nos fans do best seller de Suzanne Collins. Não perde tempo explicando termos ou fatos passados e cada cena transborda de detalhes presentes nos livros.

3. Orgulho e Preconceito (2005)



Dirigida por Joe Wright, esta é na minha opinião, a melhor adaptação do romance de Austen. Os atores, o roteiro de Deborah Moggach, a trilha sonora, a fotografia bucólica, a cartela de cores… tudo encaixa-se perfeitamente com o livro e supera a minissérie de 1995 produzida pela BBC (registro aqui uma indicação para os fans de Orgulho e Preconceito que ainda não a assistiram). Colin Firth que me desculpe, mas Matthew MacFadyen é o Mr. Darcy perfeito.
Não me canso de assistir a este filme.

2. Capitães da Areia (2011)



Se você ainda não leu este livro: leia e depois assista a adptação. Terá a impressão de que a história e os personagens de Jorge Amado saltaram para a tela de sua TV.
Cecilia Amando, neta do autor, é diretora e roteirista do filme. A trilha sonora de Carlinhos Brown consegue captar o espirito dos Capitães da Areia. Os atores foram selecionados em ONGs da Bahia (ressalto que eles foram selecionados em ONGs de comunidades de Salvador e que esse é o primeiro trabalho de muitos, por isso não espere nem uma interpretação digna de Oscar, mas repare na sinceridade das atuações), é o que torna a adaptação especial: o trabalho social com adolescentes realizado na produção inspirada em um livro que faz críticas a sociedade através da figura de meninos-homens. Não vejo como este filme poderia ser melhor.
Curiosidade: Em 2011 completou-se uma década desde a morte de Jorge Amado e, neste mesmo ano, foi comemorado seu centenário. O filme iniciou a comemoração.

1. Harry Potter 1 ao 7 (2001-2011 / Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell, David Yates)



Sou suspeita pra falar de Harry Potter (como se não fosse pra falar de qualquer um dos livros acima...), por essa razão o primeiro lugar vai para oito filmes e eu desisto de falar das adaptações de forma minimamente “técnica”.

adaptar 
a.dap.tar 
vtd+vti 1 Adaptar, acomodar, ajustar. vpr 2 Adaptarse, acomodarse, aclimatarse. (Dicionário Michaelis Online) 
* Essa observação é para aqueles fans legais de HP que se autonomeiam especialistas na série.


Muitas cenas foram cortas na adaptação e eu queria ver várias delas, mas, pra mim, isso não desmerece os filmes. Não é atoa que esta é a terceira franquia mais bem sucedida de todos os tempos, atrás apenas de James Bond e Star Was. E foi por meio destes filmes que me apaixonei pelo universo de Harry Potter, então os menosprezo.
A série levou dez anos para ser concluída, esse é um ponto especial, Daniel, Emma e Rupert cresceram com os fans nos filmes assim como Harry, Hermione e Rony, nos livros. O elenco inteiro é bom, encaixando- se em cada personagem de forma bem fiel ao livro, especialmente o trio. Quem não fica nostálgico ao som de Hedwig's Theme? A música tema é inconfundível, emocionante como toda a trilha sonora. Os efeitos especias e a cenografia são sensacionais. Os filmes transmitem com imagem e som a magia do mundo que J.K Rolling criou em seus livros.  

10 comentários :

  1. Concordo com Em Chamas e Harry Potter. É gritante a diferença entre o primeiro filme da saga de Jogos Vorazes e o segundo. Tio Francis arrebentou. Quanto a Harry Potter, também sou suspeito para falar, assisto todos sempre que pego na TV. Parabéns pelo post!
    http://www.armadaescrita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora de ver A Esperanças, essa melhora no segundo filme me deixou cheia de expectativas para o terceiro!
      Obrigada! Fique de olho, porque faremos mais listas...
      Beijos

      Excluir
  2. A melhor adaptação do ano COM CERTEZA foi "Em Chamas" e ouso falar que é consegue ser melhor que o livro!!! Fiquei impressionado, pois - como amante dos livros e adaptações de HP - fiquei desmotivado nesse quesito 'adaptações' (vide o 5º e o 6º filme da saga).
    http://www.higienizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, por mais que eu ame os filmes de HP, tenho que concordar com você. Cortaram muitas cenas legais no 5º filme e no 6º, o que mais me incomoda são os cortes sobre o passado do Voldemort.
      Em Chamas é muito bom mesmo mas, eu prefiro o livro rs
      Beijos

      Excluir
  3. Ola, tudo bem?
    Adorei o post! Já assisti dos que você citou Harry Potter e Orgulho e preconceito, e gostei bastante deles. Não li os livros então não sei dizer se são realmente boas adaptações, mas que são ótimos filmes isso sim! Quero muito assistir Jogos Vorazes em breve.

    Beijão :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que você ainda não assistiu Jogos Vorazes! haha' Indico tanto os livros quanto os filmes.
      Beijos =)

      Excluir
  4. Oi Isa!
    Eu acrescentaria algumas outras sugestões: O Menino do Pijama Listrado, O Caçador de Pipas, A Menina que Roubava Livros e A Culpa é das Estrelas, são todos bem fiéis aos livros. Tão fiéis que até assustam. Confesso que eu não acho Capitães de Areia fiel ao livro, me incomoda um pouco mudanças físicas extremas nos personagens como aconteceu no filme. Adorei a coluna listas. Também tenho essa coluna no meu blog e está super desatualizada. Quem sabe um dia faço um post sobre esse tema ;D kkk

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Dos livros que você sitou só li A culpa é da estrelas, até pensei em colocá-lo na lista, porque ficou mt bom, mas preferi Capitães da Areia. Como eu disse no post, achei o máximo eles usarem atores de ONGs, envolver um trabalho social (mesmo que seja pequeno) no filme... acho que isso aproximou a produção as intenções do autor ao escrever o livro e também do próprio livro mais do que se fosse totalmente fiel a descrições etc...
      Adoro esse tipo de coluna, se você fizer uma lista com esse tema eu vou querer ver!
      Beijos =)

      Excluir
  5. Oi isa, odorei as indicações =D
    das adaptações mencionadas li apenas Os Capitães da Areia ainda na escola e foi um dos primeiros livros que li, não sabia que tinha uma adaptação dele para o cinema, com certeza quero muio ver (obrigado pela dica) =D
    ainda não li nenhum outro mas vi todos do Harry Potter e amei!
    Beijos!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Que bom que gostou =) Espero que também goste do filme de Capitães da Areia, eu gosto muito.
      Como assim você ainda não leu Harry Potter?! É muito bom! A única maneira de você não gostar é se não gostar do gênero...
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!