18 junho, 2014

[Entrevista Com o Autor #2] Elaine Souza

O Expressão Moda e Literatura tem uma nova parceira! Confira a entrevista com a autora de Churumela e o Amuleto de Belizar, Elaine Souza.



“A medicina me traz as pessoas e as pessoas me trazem histórias. Sou um médicaescritora ou escritoramédica sem hífens. Prescrevo comprimidos e poesia.” Elaine Souza


Elaine Souza nasceu em 07 de novembro de 1986, em Recife-PE.Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e iniciou sua carreira literarária ainda adolescente, no teatro amador. Hoje, escreve literatura fantástica infantojuvenil, além de crônicas. Churumela e o Amuleto de Belizar é sua primeira obra publicada, mas Elaine afirmou ter muito mais de onde veio essa!

EML: Há quantos anos você escreve e o que te motivou a começar escrever?
ES- Não sei ao certo quando “foi dada a largada” na minha vida literária. Quando era adolescente-menina, escrevia poemas (péssimos, por sinal) e pequenas peças de teatro (geralmente comédias). Agora, uma adolescente-adulta, me aventuro pelo romance e crônicas.


EML: “Churumela e o amuleto de Belizar” é sua primeira obra?
ES- Publicada, sim! Mas nas gavetas do armário e da memória ainda há outras.


EML: De onde veio a inspiração para este livro?
ES- De um pé na bunda. É isso mesmo, leitor. Dizem por aí que somente um novo amor para curar um coração partido. Pois é! Churumela e seus olhos violetas colaram meu espelho.
(Espelho?! Ah, não vou contar! Vai ter que ler o livro! ).


EML: Qual a maior dificuldade que encontrou para escrever seu livro?
ES- A disciplina. Escrevi o livro no final da faculdade. Era um período muito conturbado por estágios e preparativos da formatura. Temia que as atribulações do dia a dia atrasassem o andamento do livro. Então resolvi criar um blog, onde publicava dois a três capítulos semanalmente. Nele divulguei o prazo para término da obra: 1 ano! Foi a forma que encontrei de me disciplinar, afinal, os leitores me cobravam pelos capítulos e pedido de leitor é como pedido ao papai Noel, a gente procura retribuir de alguma forma.


EML: E qual a principal dificuldade que encontrou para publicá-lo? 
ES- As principais dificuldades para um autor iniciante são: os custos com a edição, a divulgação e a distribuição da obra. Ou seja, tudo! É muito difícil fazer o livro sair do sonho do escritor para a estante do leitor. Felizmente, a internet tem facilitado e democratizado essas estapas.


EML: Você se dedica integralmente á escrita ou exerce outra profissão também?
ES- Não me dedico integralmente à escrita, mas a literatura não descola de mim. Grudou como Xadrez é grudado com Churumela. Sou formada em medicina pela UFPE e amo o que faço. Costumo dizer que a medicina é meu poço de inspiração e a literatura é o baldinho através do qual eu a compartilho com o mundo. A medicina me traz as pessoas e as pessoas me trazem histórias. Sou um médicaescritora ou escritoramédica sem hífens. Prescrevo comprimidos e poesia.


EML: O que você está escrevendo atualmente? Pode nos falar um pouco sobre? 
ES- Estou escrevendo a continuação da saga Churumela, além de minhas crônicas.


EML: Quais são seus autores preferidos?
ES- Poxa... que pergunta difícil! É como perguntar qual é meu sorvete predileto. Gosto de tantos ( autores e sorvetes). Mas vamos lá... adoro Machado de Assis e tenho grande influência dele na minha forma de escrever. Gosto de outros como: Clarice Lispector, Fiodor Dostoievski, Ernest Hemingway, José Saramago,Gabriel García Márquez, Cecília Meirelles, Carlos Drummond, Manuel Bandeira, Martha Medeiros, Carlos Ruiz Zafón…


EML: Como você vê a situação/aceitação da literatura nacional contemporânea?
ES- Tímida. Mas acho que o bullying a autores nacionais está diminuindo, principalmente, na área de literatura fantástica, infantojuvenil. No Brasil, infelizmente, ainda é muito enraizada a cultura de que “o que é bom é de fora”.


EML: Você pode nos indicar um autor nacional contemporâneo que acha que todos devem conhecer?
ES- André Vianco. Pra quem curte literatura fantástica, recomendo.

Gostaram da autora? Em Breve postaremos a resenha crítica do seu livro Chumela e o Amuleto de Belizar. Aguardem! Mas se a curiosidade sobre o livro for grande, pode já ir atrás do seu exemplar... O livro está á venda nas livrarias online Livraria Cultura e Saraiva! Para saber mais sobre o livro e a autora: 



10 comentários :

  1. Gostei da entrevista! A Elaine parece ser bem descontraída!!!!!!!
    Comecei uma série de jovens autores. Se quiserem dar uma olhada, ficarei muito feliz!
    Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2014/07/serie-jovens-escritores.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Vou visitar seu blog pra conferir a série =)
      Beijos

      Excluir
  2. Amei conhecer mais um pouquinho dela,tenho parceria com essa doçura de autora e estou babando para começar a ler logo essa belezura de livro..feliz em saber que terá continuação <3
    Sucessos a ela..
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma fofo e o livro tbm haha
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Isa!
    Que bacana a entrevista. Muitas respostas interessantes. Bom saber que a autora começou escrevendo poemas, eu escrevo poemas e tenho muita dificuldade para evoluir um poema para um texto, tenho as histórias, mas não consigo desenvolver uma boa quantidade de páginas.. rs Espero que um dia eu consiga.
    A lista dos autores preferidos dela tem só peixe grande ein? Sinal de que a inspiração literária dela é forte.
    Parabéns pela entrevista e muito sucesso com os livros, Elaine.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Por que não tenta escrever crônicas ou contos? Talvez te ajudem a destravar... Se vc escrever eu quero ler! Haha'
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Adorei a entrevista e fiquei bem curiosa para ler o livro dela, principalmente pelo título!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse titulo é instigante! Em breve teremos a resenha do livro ;)
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, adorei a entrevista! Ela é parceira do blog também (e é muito querida, por sinal)! hahaha
    Concordo muito com ela sobre o fato de alguns de nós brasileiros, fazerem bullying com autores nacionais. Acho muito errado isso! Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Tbm concordo. Confesso que o livro da Elaine me ajudou a quebrar esse preconceito.
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!