10 maio, 2014

[TAG #3]: Feitiço de HP



Desta vez a tag não é nossa, ela foi feita originalmente pelo canal TurtleSympathy e traduzida pelo blog Arrastando as Alpargatas. Nós vimos no Blog Entre leitores e, na mesma hora, decidimos responder !
A tag consiste em escolher 10 feitiços da saga Harry Potter e relacioná-los a livros. Vamos nessa!
OBS.: Decidir colocar as sinopses dos livros para que vocês conheçam um pouca da história, caso nunca tenho ouvido falar. Aproveitem as indicações!


1. Expecto Patronum: Um livro de infância relacionado a boas memórias.


Menina Bonita do Laço de Fita - Ana Maria Machado 

   Um coelho branco apaixonado por uma criança negra. Isso é possível? Sim, e a comprovação está nas páginas do livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Nosso coelhinho, aliás, vai além: quer também ter a pele escura, igualzinha à da linda menina.
    Além do caráter lúdico de sua criação, a autora coloca em cena, nesta obra, diversos aspectos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a fraternidade inter-racial. Razão suficiente para tornar 


Eu me apaixonei por este livro aos nove/dez anos, peguei na biblioteca e li várias vezes no mesmo dia. Queria muito encontrá-lo para colocar na minha estante e ler naqueles momentos nostálgicos...




2. Expelliarmus: Um livro que te pegou de surpresa. 

Gênesis - Bernard Beckett


Na ocasião em que a Terra foi arrasada pela Peste, os sobreviventes reuniram-se em uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Seu nome é Adam Forde. Ele muda para sempre o curso da História. 
   Inquietante e de uma ingenuidade encantadora, Gênesis conduz a um futuro em que antigas – e eternas – questões filosóficas se chocam com o avanço tecnológico – quando o significado de ser humano, ter consciência e ter alma tornam-se questões centrais.



Surpreendente é o adjetivo que melhor descreve este livro. Comprei na última Bienal de São Paulo porquê estava barato, sem nenhuma expectativa. Foi uma grande surpresa descobrir como ele é bem escrito. Amei e pretendo reler!


3. Prior Incantato: O último livro que você leu. 

Convergente -  Trilogia Divergente - Livro 3 - Veronica Roth




A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor.



Ainda estou decidindo minha avaliação deste livro. Eu gostei, só não sei quanto. Talvez em breve escreverei  a resenha dele. 






4. Alohomora: Um livro que te apresentou a um gênero que você não tinha considerado. 

Jogos Vorazes - Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! 



Nunca tinha lido uma distopia até conhecer Jogos Vorazes, agora este é um dos meus gêneros favoritos. Espero conseguir ler "1984", "Admirável mundo novo" ou alguma outra distopia "clássica" até o fim deste ano... 







5. Riddikulus: Um livro engraçado que você leu.

                                                  O Projeto Rosie - Graeme Simsion

  
 Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Se algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. 
   Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida, com critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. Até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

Sabe aquele filme calmo, engraçado e agradável perfeito para dias que você quer desacelerar? O Projeto Rosie é ele em forma de livro. Um ótimo Chick-Lit. 


6. Sonorus: Um livro que você acha que todos deveriam conhecer. 




Gênesis - Bernard Beckett


Sim , vou ter que repetir esse livro (sinopse no item 2 desta tag).


Pouquíssimos leitores conhecem esse livro, até hoje não encontrei ninguém que tenha lido (sem contar a Pétala, é claro)! É uma pena, como eu já disse, o livro é muito bom.









7. Obliviate: Um livro ou spoiler que você gostaria de esquecer ter lido.

Série Harry Potter - J.K.R


Precisa de sinopse?! rs



Li a série em 2012, depois de ver o último fim e descobrir que não estava pronta para me despedir. Foi uma experiência mágica (rs), mas eu fico me perguntando como teria sido se eu não conhecesse a estória... 





8. Imperio: Um livro que você teve que ler para escola.

Tristão e Isolda

Era uma vez o rei Leonês, que morreu em combate. Sua viúva deu à luz um menino e o chamou de Tristão, porque na tristeza havia nascido. O menino foi criado por seu tio Marcos, rei da Cornualha, e se tornou um guerreiro bom e corajoso. Um dia Tristão foi encarregado de descobrir uma esposa para Marcos. Num reino próximo ele encontrou a moça adequada - a princesa Isolda, a Loura - e a levou de navio para se juntar ao rei Marcos. Para garantir que os noivos se apaixonariam um pelo outro, a mãe de Isolda instruiu uma dama de companhia a fazê-los beber um filtro do amor. Mas, ainda durante a viagem, a moça serviu a poção mágica a Tristão e Isolda. Se já se sentiam mutuamente enamorados, a partir desse momento eles se uniram por uma paixão irreprimível e fatal.


Foi interessante ler este livro por ser uma lenda da Idade Média e tal mas, eu dificilmente leria por fonte própria. 




9. Crucio: Um livro que foi doloroso para ler.

A situação da classe Trabalhadora na Inglaterra - Friedrich Engels


A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, clássico de Friedrich Engels e referência obrigatória na bibliografia das Ciências Sociais.  Engels abordou, pela primeira vez, a revolução industrial como fato central para a compreensão do controle da produção de mercadorias pelo capital, além de condicionar a solução da “questão social” à supressão do padrão societário representado pela propriedade privada dos meios de produção. O autor coloca, também de forma pioneira, o trabalhador urbano-industrial enquanto classe, descrevendo a dinâmica criativa que coloca o proletariado como sujeito revolucionário, capaz de promover sua emancipação. 


Este é um livro de análise sociológica, obviamente é interessante. Entretanto li para fazer um trabalho e uma prava da escola, então a leitura não foi muito agradável... Sempre que eu pega o livro era assombrada telo temível fantasma do Projeto Engels! Mas valeu a pena. 



10. Avada Kedavra: Um livro que pode matar (interpretação livre).

A Ascensão do Governador - The Walking Dead - Livro 1


No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação. 


Esse foi difícil! Escolhi The Walking Dead porquê a estória toda esta sub um clima de morte e bem, é um livro apocalíptico!  








Gostaram? Espero que sim!... 
Vamos deixar taggeados os blog: 



14 comentários :

  1. Que bom que você respondeu! E eu ainda não conhecia Gênesis, mas vou ler sim. Parece ser um livro ótimo, com uma temática bastante interessante.
    Beijos,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Jéssica <3 Muito amor por esse livro! rs
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Isabella, tudo bem?

    Também fiz essa Tag, e como leitora e Potterhead que sou, eu adorei. Realmente não conhecia o livro Gênesis, mas achei interessante. Jogos Vorazes eu também poderia ter colocado como um gênero que eu não conhecia, também foi minha primeira distopia. Também pretendo ler as Distopias clássicas, sempre escuto falar muito bem delas.

    Convergente eu coloquei como um spoiler que eu gostaria de ter esquecido. Aliás, eu gostei e não gostei. Não achei um final digno para a trilogia. O Projeto Rosie eu tenho, mas ainda não li. E também li Tristão e Isolda no colégio, é um livro que eu também gostei, mas não teria lido por iniciativa própria.

    Adorei as suas respostas, se quiser conferir as minhas. Sinta-se a vontade.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, que bom que gostou ;O Vou lá conferir as sim suas resposta! Bjs

      Excluir
  3. Adorei a tag, também escolheria Jogos Vorazes naquele item, pois foi minha primeira distopia.
    Adorei o blog, já estou seguindo... se puder retribuir!
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa tag, talvez eu responda quando conseguir retomar o meu blog (que está meio abandonado por conta de uns problemas ai ><")

    Gostei bastante do seu blog, e algumas das suas indicações estarão nas minhas listas futuras!

    ResponderExcluir
  5. Já vi essa tag em outros blogs e achei ela super legal :D
    Adorei suas respostas!
    Obrigada por me taggear Pétala, vou responder em breve no blog!

    Beijo :*

    justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem resiste a Harry Potter né?! hahah
      Vou lá conferir suas respostas ;)
      Bjs

      Excluir
  6. Oi Pétala,

    Ah, tinha visto essa TAG no blog da Jess e estou respondendo lentamente, logo logo posto lá no blog.
    Adorei suas respostas e me surpreendi ao descobrir que O Projeto Rosie é um livro divertido, eu nunca li mas nem imaginava que seria engraçado. Bom saber, um ponto a mais. kkkk Com certeza minha resposta sobre um feitiço de esquecimento seria Harry Potter, eu queria muito esquecer tudo o que já li e todas as mortes dolorosas que J.K. nos apresentou só para poder ler de novo e experimentar as mesmas sensações. Eu nunca li Tristão e Isolda, mas adoro o filme de paixão <3 aliás, me deu uma ideia, vou pesquisar num sebo e ver o que encontro. Adorei a tag!

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu amo o primeiro livro, li ele quando era muito novinha! E meu box de The Walking Dead chega essa semana, quem sabe eu não embarque na vibe dos zumbis também? E eu também comecei a ler distopias por Jogos Vorazes, fico feliz em conhecer mais um tributo.
    Beijos
    http://leituraassidua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém que conhece Menina bonita do laço de fita! \o/ Ele é lindo <3
      Sou suspeita para falar de TWD, amo a série!
      Beijos

      Excluir
  8. Adoro essa tag, principalmente o nome hehehe. Duas vezes o mesmo livro e eu não conhecia? Vou ter que ir ver hehehhe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!