27 maio, 2014

[Moda e Literatura] Os 75 anos do clássico “O Mágico de Oz” celebrado pela Moda.

A ação trata-se de uma Iniciativa Beneficente que será revelada ao público em 4 de setembro de 2014.



Desde a primeira publicação do livro, em 1900, 'O Mágico de Oz' tornou-se um dos livros infantis mais lidos e amados de todos os tempos. A obra de L. Frank Baum, originalmente intitulado "O Maravilhoso Mágico de Oz", é sem dúvida um dos maiores sucessos editoriais da literatura infantil. O romance traduzido em diversos idiomas ganhou adaptações para o cinema, teatro e televisão. A mais aclamada adaptação dessa obra foi lançada nos cinemas em 1939 pela Warner Bros. Neste ano comemora-se os 75 anos deste clássico do também do cinema.

Adaptação para o cinema em 1939

Para a festa em torno do longa-metragem, a Warner Bros. convidou vários estilistas e grifes para criar looks para bonecas das personagens Dorothy, Glinda e a Bruxa Má do Oeste. O lançamento está previsto para o dia 4 de setembro de 2014, durante a próxima temporada da semana de moda de Nova York. Cada convidado vai assinar o visual de uma boneca única. As criações serão exibidas em bonecas de papel no Fashion Institute of Technology.

O projeta planeja leiloar estas criações pelo eBay, com renda revertida para a fundações como a There’s No Place Like Home, que promove melhores moradias para a população em diversos países e a Habitat for Humanity, uma ONG que ajuda crianças carentes ao redor do mundo. Para o projeto foram escolhidos Marc Jacobs, Donna Karan, Jenny Packham, Trina Turk, Chris Benz, BCBG, Hervé Leger, Carmen Marc e Lyn Paolo.

No croqui feito por Trina Turk, Dorothy tem sua jardineira trasformada em um macacão e seu sapatinho de rubi que tem um shape boneca, vira um belo stiletto. Já Chris Benz a veste com um vestido tomara que caia, com cintura marcada e silhueta assimétrica. Em ambas as roupas o padrão quadriculado em azul e branco se manteve. Glinda, A Bruxa Boa, ganhou um vestido de cintura marcada, com mangas volumosas e pedraria na saia criado por Max Azria. O look ainda é composto por um maxi colar.

Tanto na versão de Donna Karan, quanto na de Jenny Peckham, a Bruxa Malvada do Oeste aparece toda trabalhada do glamour. No primeiro look ela usa um vestido longo, decotado e com uma capa vaporosa, que é complementado por um chapéu e luvas 7/8. Já no segundo, o vestido continua longo, com um decote profundo, mas aparece com mangas longas e volumosas.

A Bruxa Malvada do Oeste ganhou releituras de Donna Karan e Jenny Packham

Glinda por Max Azria e Doroth na versão de Chris Benz


 E ai curtiram esse casamento entre literatura, cinema e moda?!! Nós aqui amamos muito tudo isso!!


+ Citação do autor:  
"A história de O Mágico de Oz foi escrita exclusivamente para agradar crianças de hoje. Ele aspira a ser um conto de fadas moderno, em que o espanto e alegria são mantidos e os sofrimentos e pesadelos são deixados de fora". 
L. Frank Baum (1900)



7 comentários :

  1. Nossa, que demais esses esboços! Lindos desenhos, e adorei a ideia de cada estilista fazer um personagem!
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Pétala,
    Adorei esse post! Eu por incrível que pareça, nunca vi O Mágico de Oz. kkkk
    Conheço a história de tanto ouvir falar, mas nunca cheguei a assistir. Achei o máximo os figurinos. Em especial o primeiro que ficou super parecido com o original :) Poxa, 75 anos de OMdO O_O a Dorothy já é uma anciã mesmo. kkkk

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mar! Tbm amei o primeiro! Menina, você precisa assistir esse filme hein rss Tenho certeza que não irá se arrepender.

      Bjss

      Excluir
  3. Adorei e amei os looks criados principalmente esse da bruxa malvada do oeste. Ainda não li O Mágico de Oz (Vergonha), mas quero muito ler em breve!

    Beijão :*

    justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Pétala! Adorei os figurinos, em especial o da bruxa malvada haha Achei super parecido com o original... Nunca assisti ao filme, mas tenho vontade e uma curiosidade imensa! Beijos,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Pétala!
    Esse filme é clássico, adoro essa história! E o melhor de tudo, a ideia dos estilistas é demais!! Adorei!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Conheço pouca coisa sobre O Mágico de Oz, mas achei fantástico esses looks inspirados na trama. Acho que deveriam fazer isso com outras histórias também.

    Beijos,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!