24 março, 2014

[Entrevista Com o Autor] Luciana Bollina

O Expressão Moda e Literatura tem hoje a satisfação de apresentar sua primeira parceria. Assim que conheci o livro Clarices, adicionei o romance na minha lista de desejados. Pesquisando mais sobre a autora, acabei descobrindo uma artista completa! 

"Agora que está escrita, não me pertence mais. Pertence ao imaginário dos leitores." - Lu Bollina



Luciana Bollina nasceu em Sorocaba, mas é paulistana desde os 16 anos,  hoje com 28, estreia como romancista e pretende escrever até o final da vida. Também é atriz, cantora e bailarina e diz ser todas as Lucianas que cabem dentro dela. É autora de “Voo”, seu primeiro monólogo, no qual atuou e produziu em 2007 e 2008, em cartaz em São Paulo e em Curitiba na mostra “Fringe” de teatro, dirigida pelo amigo Guily Rahner. Estudou e desenvolveu textos com o conceituado romancista Godofredo de Oliveira Neto e com Marcelino Freire, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura. É cantora e atriz desde 2004, tendo participado como atriz/cantora das produções da Broadway: Chicago, Sweet Charity e Hair, além de musicais brasileiros, como Ary Barroso – com Diogo Vilela, Tom e Vinícius – o musical e Pernas Pro Ar com Cláudia Raia. Na dança, é formada pela Royal Academy of Dancing de Londres em ballet clássico (1998), tendo domínio também das técnicas de sapateado, jazz e estilo Bob Fosse. Seu último trabalho no teatro foi a peça “A Descida do Monte Morgan” de Arthur Miller, com direção de Luiz Villaça, em cartaz no Rio e em São Paulo de Agosto a Novembro. Na telinha numa série do GNT chamada "Amor Veríssimo"que tem direção de Arthur Fontes e está no ar no canal GNT todas as quartas, às 22:30h. Luciana agora prepara um monólogo curto que apresentará no MUBE em São Paulo no projeto Miscelânea, dia 10 de Abril. A mostra envolve dança que se mistura com várias formas de arte. 

Em entrevista ao blog, podemos conhecer um pouco mais de Lucina Bollina, confira:

EML: O que te impulsionou a começar a escrever?
Lu Bollina: Desde pequena eu sempre escrevi em diários. E sempre por causa de amores platônicos. Depois, quando me tornei atriz profissional, comecei a ter mais apreço pela literatura e comecei a escrever poemas. Montei um blog em 2005 e escrevia quase diariamente. Fui me descobrindo escritora aí.

EML: Quais suas referências na literatura; em quais autores você se inspira?
LB: Eu sou muito eclética em tudo. Gosto desde Clarice Lispector, Virgínia Wolf, até os mais modernos como Marcelino Freire. Desde os clássicos até os juvenis mais diretos e coloquiais. Leio também Fernando Pessoa, Leminski, Hilda Hilst. Todos me inspiram de alguma forma. Atualmente estou “in love” por um dramaturgo argentino: Eduardo Pavlovisky.

EML:  Como leitora, o que mais te atrai num livro? Você tem um estilo literário preferido?
LB - Amo a prosa poética e a filosofia.

EML: Além da literatura, você passeia por outros universos artísticos como dança, música e artes cênicas... Você sempre teve essa forte ligação com a arte?
LB - Sempre. Sou artista desde pequena. Comecei com a dança, depois veio o canto e depois o teatro. A escrita acabou de acontecer pra mim. Sou muito jovem nesse ofício. Nem considero ofício, é um impulso que tenho que seguir. É o que tenho que fazer e pronto! Rs.

EML: O que mais te satisfaz como artista? Escrever, dançar, cantar ou atuar?
LB- Quando posso fazer tudo junto.

EML: Em relação ao Clarices, como as primeiras ideias para o livro surgiram?
LB - Eu tinha pedido demissão de um trabalho e fiquei 4 meses em casa sem trabalhar. Aproveitei para desengavetar alguns textos e a partir de um conto, veio a vontade de transformá-lo num romance.

EML: Qual seu maior objetivo ao escrever e publicar a história narrada em "Clarices"?
LB - Na verdade não existe um objetivo tão claro. É só uma vontade de contar a vida dessa menina e relatar uma transformação. Sempre quis escrever esse história, mas não sabia. Agora que está escrita, não me pertence mais. Pertence ao imaginário dos leitores.

EML: Qual a maior dificuldade que teve para escrever e publicar seu livro? 
LB - Editá-lo e deixa-lo mais redondo para a publicação. É um tortura voltar a uma obra concluída para corrigi-la. Exige um distanciamento quase impossível.

EML: Podemos esperar mais livros de sua autoria em breve?
LB - Em breve eu não sei... rs. Mas pretendo começar meus escritos para um próximo no meio do ano. Ele pode demorar de meses a anos para ficar pronto. Mas pretendo publicar meus contos e crônicas em breve!

EML: Existem mais projetos seus em andamento no momento?
LB - Sim, fui convidada para participar de uma noite no teatro MuBE Nova Cultura aqui em São Paulo, interpretando um texto meu, inspirado nos espetáculos de dança que também vão se apresentar na mesma noite. Será uma mistura interessante. Será no dia 10 de Abril, às 
21h.


Gostaram da autora? Em Breve postaremos a resenha crítica do seu livro Clarices. Aguardem! Mas se a curiosidade sobre o livro for grande, pode já ir atrás do seu exemplar... O livro está á venda nas livrarias online Cultura e Travessa
Para saber mais, seguem os links: 

5 comentários :

  1. Muito amor pelo livro da Lu. Parabéns pela entrevista. Adorei!
    Lu é linda, fofo e Mega TALENTOSA.

    Beijos!

    Www.amantesporlivrosefilmes.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela parceria. A autora é da mesma cidade que eu. Ainda não conhecia o livro, vou aguardar a resenha. Ótima entrevista. A autora parece ser muito simpática.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Conhecendo seu blog, que coisa linda *~*
    Muito boa a entrevista!
    Seguindo! Bjsss!

    http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee =)
    enfim vim visitá-la. Parabéns pela parceria, é a primeira vez que leio sobre a escritora, aliás artistas afinal faz tantas coisas, mas uma mulher bombril mil e uma utilidade. Gostei de conhecer um pouco sobre ela.

    Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |@Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Parabéns pela parceria e gostei muito da entrevista,
    pois assim conhecemos muito mais dos autores e seu trabalhos.


    Beijos!!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!