07 março, 2011

Sapatos ecológicos para passos sustentáveis


Que tal se calçar com produtos sustentáveis? A busca por materiais sustentáveis tem alcançado todos os setores de design. No caminho da moda ecofriend empresas calçadistas lançam produtos com materiais ecológicos aumentando as possibilidades do consumo consciente.
O diferencial destes produtos não está apenas na matéria prima alternativa aplicada
com muita criatividade e inteligência para não agredir o meio ambiente; com objetivo de agregar valores aos produtos, muitas empresas desenvolvem também ações e projetos com comunidades carentes.

 A Bio Way, da Free Way, loja de sapatos masculinos, desenvolveu pesquisas com materiais ecologicamente corretos e chegou a um sapato 100% sustentável! As inovações estão no couro do sapato (curtido com adstringente biodegradável encontrado em casca de árvores), no solado (feito de latex extraído dos seringais brasileiros e leva apenas cinco anos para se degradar na natureza), na cola a base de água, nos cadarços e na linha (os dois de algodão orgânico). Até mesmo a fábrica da Free Way no Brasil utiliza energia eólica, solar e gravitacional. Por tantas qualidades, os sapatos da Bio Way receberam um certificado do Greenpeace de sustentabilidade e é comercializada nas lojas da ONG.


A Marca Um por Um investe na sustentabilidade social confeccionando modelos de Alpargatas e doando um par de calçados a uma criança carente a cada venda do modelo. Os calçados podem ser adquiridos pela internet.


Simple Shoes é uma empresa norte-americana de acessórios que só fabrica produtos 100% sustentáveis. São estofamentos, fibras de bambu, plástico, pneus, algodão orgânico, cânhamo, papel reciclado, borracha natural, rolhas de cortiça, coco e couro reciclado. Tudo isso se transforma em tênis, chinelos, sandálias e bolsas para todos os gêneros e tamanhos. Ela fabrica tênis feitos de algodão orgânico, com sola de pneu reciclado e cadarços de garrafa PET reciclada.  Até a embalagem dos produtos carregam a marca da ecológica. As caixas são de papel reciclado, com tinta de impressão a base de soja e cola de látex natural.


A Osenhaus pesquisa novos processos de reciclagem e cria sapatos com materiais super alterativos como telas recicladas de aparelhos de televisão. A marca também apóia a ONG Peta em iniciativas contra abusos em animais.


A Via Uno também dá passos de sustentabilidade e lançou a  linha Naturezza que  tem cuidados sustentáveis em todas as etapas da sua linha de produção. Para amenizar a poluição que não pode evitar, a marca realiza o plantio de árvores para neutralização de gases nocivos. O forro da sapatilha é feito com fibra de bambu e o solado com cortiça recuperada.


A Moschino em parceria com a Kartell (empresa de objetos de decoração), criou uma sapatilha de plástico 100% reciclado.



A paulista Góoc fabrica sandálias com o solado feito de borracha de pneu reciclado. Para produzir as sandálias, o pneu virar pó depois é regenerado e misturado com borracha natural e sintética. Por fim, faz-se o molde do solado. A Goóc já reciclou cerca de 2,5 milhões de pneus e espera reciclar mais 40 milhões até 2014.“Queremos convocar toda a classe empresarial brasileira a participar da causa, para incentivar e desenvolver seus produtos através da técnica de reciclagem de pneus”, afirma Thái Quang Nghiã, fundador da Goóc.


A grife Green Valley, de Camboriú (SC), desenvolveu um chinelo de folha de bananeira com alças de látex.O chinelo é resultado de vários anos de trabalho e parceria coma  comunidade de bananicultoras da cidade de Corupá (SC). Além disso, as tiras do chinelo são feitas de látex biodegradável produzido no Acre e no Amazonas, por famílias ribeirinhas, com tecnologia desenvolvida pela Universidade de Brasília.


 A italiana Salvatore Ferragamo também lançou sua linha sustentável de sapatos masculinos. 'Italian City Casual' é o lema que resume a essência da coleção batizada de 'Ferragamo World'. A coleção é composta por seis modelos que incluem botas, mocassins e tênis, produzidos com sola de borracha. A marca teve cuidados especiais nos procedimentos para minimizar o impacto sobre o ambiente durante a fabricação. E mais, parte dos lucros serão destinados ao Acumen Fund, organização que ajuda povos carentes na Índia, Paquistão, África e Oriente Médio.



A Melissa , também tem investido muito no conceito de design sustentável. Os calçados são feitos de PVC reciclável , sendo que seu processo de produção assegura um aproveitamento total e suas sobras são recicladas e reutilizadas.Todos os resíduos liberados na produção são neutralizados e tratados. O modelo da Melissa , a Corallo, desenhada pelos irmãos Campana, foi feita de plástico atóxico 100% reciclável e uma parte da renda obtida nas vendas foi doada para a ONG Visão Mundial situada em Recife.



Educação e a conscientização também estão na pauta da Melissa. Por isso, em 2005, a marca patrocinou a edição nacional do livro “Haverá a idade das coisas leves”, organizado pelo francês Thierry Kazazian. Pioneira, a edição aborda questões relativas ao desenvolvimento sustentável e tem como objetivo a conscientização para a criação de novos produtos que já chegam ao mercado respeitando as normas ambientais. O livro é o primeiro sobre design sustentável publicado no Brasil. O objetivo da marca é fazer cada vez mais com cada vez menos. Produtos cada vez mais duráveis e resistentes com menos consumo de energia e praticamente nenhuma geração de resíduos.


O que se busca aqui é tornar cada vez mais forte a ligação do design com a sustentabilidade, num momento da história da civilização em que, a preservação da natureza e a valorização da vida humana tornam-se valores de amplo apelo na sociedade. E aí, aceita dar passos sustentáveis?





29 comentários :

  1. Muito bom seu post.
    gostei de saber que as empresas do ramo de calçados já estão se preocupando com a natureza e pesquisando materia prima sustentável.

    ResponderExcluir
  2. não havia pensado sob esse ponto de vista...consumista como sou! ficarei atenta às grifes ;)

    ResponderExcluir
  3. Que bom que todos estao fazendo sua parte.
    beijo
    Helena

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post!, e apoio essa idéia o que não pode acontecer é esses grandes empresários de calçados, querer aumentar o valor do calçado justificando a idéia ecologicamente correto.

    abraços

    Leandro
    www.emquestao.org

    ResponderExcluir
  5. Uau, adorei o post! Tudo que diz respeito à sustentabilidade, deve ser levado a sério e ganhar maior atenção.
    A iniciativa das empresas de calçados foi genial! Acredito que tem tudo para dar certo, até porque o que não falta é matéria-prima, né?

    Abç ^^

    ResponderExcluir
  6. Acho que temos ter uma vida de sustentabilidade, assim poderemos salvar o mundo um pouco

    Parabens Pelo seu dia

    www.leandrodemorais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O que começou com um modismo, onde tudo tratava de ecologia, daqui pra frente isso tem que ser levado mais a sério.
    Sim! muito bom o blog. gostei d+.
    tou seguindo.
    segue o CQCnet tbm e deixa um comentário. Você vai gostar!
    cqcnet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ah muito bem, adorei o blog, vc, tudo!

    casa comigo

    ResponderExcluir
  9. Ola tudo bem, vi seu blog em uma comunidade e resolvi visitar,
    ta massa seu blog mas tenho uma dica para você melhorar aind mais. Passe seu blog
    para um dominio gratuito cz.cc, ele vai ser idexado mais rapido pelos motores de buscas
    como o google e assim você ganha mais visitas e se for o caso dinheiro, você continua usando o painel do blogspot o que muda
    é o dominio que no lugar de .blogspot.com vai ficar .cz.cc , menor e mais facil de divulgar.

    Confira o tutorial passo a passo: http://www.weare.cz.cc/

    ResponderExcluir
  10. Nossa que legal ! Muito boa a ideia :D
    Sustentabilidade sempre ta na moda !


    www.fashiondecente.blogspot.com


    Beijo !

    ResponderExcluir
  11. Adorei a proposta do blog,e a maneira como vc desenvolve os textos ^^
    Estou seguindo!
    Grande beijo e sucesso :)

    www.dancaharah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. muito legal! eu tbm tenho um blog de moda: http://modahfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Aii que tudo! Ameu teu blog!

    Seguindo e convido a me visitar
    http://meveioakbca.blogspot.com/

    Abreijo imensoo, sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Outro dia li uma matéria sobre o tema... Dizia que a Natalie Portman há um bom tempo é adepta da moda sustentável...
    E se tem esta opção... porque não usar, neh?!

    Lindos os da Moschino!

    ;D

    ResponderExcluir
  15. Nunca a sustentabilidade esteve tão em alta e saber que isso está indo até para os pés é otimo, vemos que o mundo está cada vez mais consciente

    bjinhos e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  16. Olha q tem cada um lindooo *o*

    http://geiciblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. legal o blog, to seguindo ta, bjos
    mauricio

    ResponderExcluir
  18. Muito bem informado seu blog gostei bastante. xD
    Quando puder dá uma passada lá no meu blog :http://tennagee.blogspot.com/ XD

    ResponderExcluir
  19. seu blog é incrível, adorei!!!!
    qm disse q sustentabilidade não combina com beleza se enganou, lindas as sapatilhas...
    amei a postagem da arte na fotografia de moda!!
    bjks

    ResponderExcluir
  20. Pétala!!!

    Adorei sua visita no blog, e já deixei todas as informaçoes sobre a coleção da Lilly Sarti lá mesmo nos comentários do post, assim todas podem olhar ;)

    A iniciativa das marcas a respeito da sustentabilidade é super importante ainda mais em um mundo cada vez mais consumista como o nosso e os sapatos claro são uma graça!!

    Beijo Grandeee

    ResponderExcluir
  21. Realmente as pessoas esquecem que sustentabilidade é importante, além do mais os produtos são lindíssimos não é mesmo?

    Ei, tem post novo no meu blog, expresiones españolas:

    http://estudiosdeespanol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Adoro!!! a sustentabilidade está na moda....
    muito bakana
    tbm tenho um blog de moda...se der da uma olhada la ok
    abraços

    #Inspire-se!

    http://lucconceito.blogspot.com/

    confira e deixe seu comentário

    ResponderExcluir
  23. A ideia é original e atual, afinal, qulquer empresa que se preze, seja de qual ramo for, hoje em dia tem de estar atenta à sustentabilidade, como está acontecendo no mundo da moda.

    ResponderExcluir
  24. Lindo seu blog, adorei e já virei seguidora! Bjs

    Ah visite meu blog depois bjs

    http://fofurisis.blogspot.com/

    Isis

    ResponderExcluir
  25. Olá! Seu blog é muito fodástico, sem falar no interessante né *-* Ah, adorei essa ideia de sapatos sustentáveis! Espero que a moda pegue!
    E sim, estou te seguindo! Como não poderia, né? bom, se você gostar do meu blog também comente! Está aqui o link: http://iampurplepineapple.blogspot.com/
    Até mais!

    ResponderExcluir
  26. Beleza e sustentabilidade podem andar juntos.

    www.papel40kg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Que bom que estão começando a associar a moda com a sustentabilidade!!!
    Alem de ficarmos na moda,ficamos de bem com o nosso planeta!

    ResponderExcluir
  28. adorei , me ajudou bastante parauma pesquisa da escola

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!