17 março, 2011

A Invenção da Moda

A moda se fez com a história e cultura da humanidade. É através do estudo da história e do pensamento de uma época que nos deparamos com uma invenção chamada MODA.
A moda, como a conhecemos , nasceu entre o séc. XIV e o séc. XV, quando as roupas passaram a ter um certo “prazo de validade”; antes disso poderíamos falar de roupa apenas como trajes ou vestimentas.  
Porque até então, nas antigas civilizações como no Egito antigo, por exemplo, foram aproximadamente 3 mil anos de cultura sem mudar os tipo de vestimenta.  Os trajes eram diferenciadores sociais, um tipo de uniforme, você olha uma imagem de época e sabe quem é o Faraó e quem é o escravo.
Uma nova mentalidade
Entre os séculos XIV e XV a humanidade vive um período de transição entre o decadente Mundo Medieval e o Mundo Moderno, onde surge uma nova forma de pensar – o Renascimento, e com ele uma nova camada social, a Burguesia.


O nascimento de Vênus - Movimento renascentista 
Os burgueses eram antigos camponeses que se estabelecem nas cidades como comerciantes e artesãos.
Na idade moderna as mudanças se intensificam na Europa. Com crise do sistema feudal vem o crescimento das cidades e da burguesia, que prospera de tal modo que acaba ganhando importância social. Os burgueses eram responsáveis pelo comércio regional e internacional bem como o trabalho de funcionários da produção artesanal, financiavam novos negócios e faziam empréstimos, além de patrocinarem todas essas inovações sociais, políticas e culturais, os burgueses estabeleceram uma nova mentalidade econômica e novos hábitos de consumo.
O acúmulo de dinheiro (capital) começa a ser visto como forma de ascensão social (semente do capitalismo). Assim, o privilégio econômico e social deixa de ser exclusivamente dos nobres proprietários de terras.
Como se diferenciar
A burguesia era agora, portanto, uma camada social que tinha condições de adquirir roupas semelhantes ás dos nobres! O que não agradou em nada a nobreza, acostumada com sua distinção entre as demais camadas da sociedade.

Os baile - verdadeiros desfiles de moda
Os burgueses desejando ostentar sua prosperidade imitavam as roupas dos nobres, que se irritavam, e, para não ficarem iguais aos burgueses, inventavam uma roupa nova, mas é claro, era uma questão de tempo para burguesia logo copiar.
Essa dinâmica de criação pelos nobres e cópia pela burguesia fez surgir essa ideia de prazo de validade para as roupas. Todos queriam se vestir a novidade do momento. Os bailes eram verdadeiros desfiles de tendência... O prazo não era fixo, dependia de até quando os nobres não tinham sido copiados e enquanto pudessem desfilar sendo admirados pela sua distinção. Chegaram a existir até leis para restringir alguns tipos de tecidos e cores ao uso particular da nobreza.

Burgueses copiavam os nobres
O primeiro grande ícone de moda foi o francês Luís XIV (o rei sol) no século XVII, que vivia em clima de total ostentação no Palácio de Versalhes, alheio á pobreza do povo. Devido vaidade excessiva de Luis XIV, a França tornou-se o grande cenário ditador da moda.

Luis XIV - a ostentação do luxo
Com a revolução industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais. A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores e fazer suas próprias imitações. O que inevitavelmente deu mais força á dinâmica da moda. Imaginem a moça nobre, ou a rica dama burguesa vendo uma humilde moça com um vestido parecido com o seu!


Vale lembrar que neste começo, a moda sendo ditada pelos nobres, tinha os alfaiates e costureiros apenas como atendentes dos desejos da nobreza.

Os nobres de distinguem , quem pode, observa e copia
Assim surgiu a moda, palavra que vem do latim modus. Foi a invenção de um espelho que reflete o status social. A moda foi, e é, um fenômeno sociocultural que expressa o pensamento de um povo em um determinado momento.

19 comentários :

  1. Interessante em ver como surgiu a moda, nada como uma forma de expressão da época em que vivemos, bom que não sou muito ligado na moda de hoje que é a roupa colorida, tipo restart.

    Sds

    ResponderExcluir
  2. temos um post (penúltimo do nosso blog) q trata um pouco de moda e futebol. entra lá e dá uma conferida. acho q vc irá gostar e no mínimo, algo irá acrecscentar

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Pétala, tudo bem?
    Nooossa garota, muito bom mesmo o teu blog.
    Ótimo visual e que post maravilhoso, já tinha lido e visto algo semelhante num livro sobre a Revolução da Moda, mas ficou muito bom mesmo.

    Estou te seguindo pela comunidade do orkut, mas te convido a conhecer meu blog, é de contos de humor: Humoremconto. Acho que você vai gostar, se achar bom, me segue também.
    Parabéns novamente!
    Excelente trabalho!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria ... Já estou seguindo ... Depois vai lá no meu ... Vlw

    saimongarcia.blogspot.com

    Abçaum!!!!

    ResponderExcluir
  5. sinceramente, eu amo o seu blog, sobre moda porem com conteúdo fugindo do clichê e nos ensinando, faltam blogs assim que nos mostre que a moda não é algo apenas visual ela também tem muito a nos ensinar.

    xoxo

    @pseudouniverso

    ResponderExcluir
  6. Moça, seu blog é extremamente bem feito e escrito. Muito caprichado. (Não) Vou mostrar o post abaixo pra minha namorada, ela é apaixonada por sapatos e esses ecológicos só vão causar fetiche nela, tenho certeza.

    Brincadeira, mesmo que eu não mostrasse ela ia acabar encontrando, com tanta pesquisa em moda.

    Abraço, tô seguindo =]

    http://monologoscomdeus.blogspot.com/

    PS: eu te aconselho a tirar essa confirmaçao de letras dos comentários. É foda clicar em comentar e perder um comentário melhor que o de cima, só porque o blogger não carregou a palavra.

    enfim, até.

    ResponderExcluir
  7. Oi linda, que blog maravilhoso o seu, fiquei encantada!
    E esse post é muito bom e interessante.
    Obrigada pela visitinha no meu blog, fiquei muito feliz, que bom que gostou do post sobre a Manhã de Tendencias, as palestras são ótimas mesmo.
    Estou seguindo vc, e estarei sempre por aqui de olho nas novidades.

    bjos

    http://paixaofashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gostei do blog !!!!

    Parabens !!!!

    seguindo e comentando ...

    abraços !!

    http://allseriestuff.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente adorei seu blog...os textos, o visual, tudo...
    Muito interessante o que vc escreveu sobre a invenção da moda, ampliou meus conhecimentos.
    Grande Abraço
    Lucyano

    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Wow, adorei o post, amor! Acho muito legal as pessoas conhecerem o inicio da moda, antes de qualquer coisa sobre o assunto. Muito boa sua iniciativa!
    Ah, lembrando que abri inscrições para a equipe lá no blog, confira!

    ResponderExcluir
  11. lool, eu não curto moda, entretanto gostei demais do post. Muito interessante e prazeroso de se ler :D
    Gostei demais.
    Parabéns pelo blog.
    por: http://quaddronegro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Um blog que nos mentei bem informado...Não sou fã de moda, mas gosto de historia e gostei de como vc desenvolveu o tema...


    se der visite o meu?
    http://umcontoemeio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Super interessante, muitos de nós amamos moda mas não sabemos de onde ela veio, né? Seu post foi super útil.Adorei.Beijos

    ResponderExcluir
  14. Legal e interessante.
    Da hora teu blog heim.
    parabéns.
    Seguindo certo,me segue ai tbm.
    http://hiphopactivistface.blogspot.com/
    abçs
    @Ativista2

    ResponderExcluir
  15. Olá Pérola!!! A história da indumentária sempre enriquece nosso conhecimento, me fez relembrar das minhas aulas de história da arte na faculdade. Muito bom e muito obrigado por poder proporcionar um pouco mais de conhecimento pra quem não sabia a origem da moda. Parabéns! Grande Bj ~.~
    Flávia Cruz

    ResponderExcluir
  16. eu adorei essa postagem, abrange b em a moda por um angulo menos superficial e mais cultural, adorei mesmo, lindo blog...


    http://www.pinup-pos-moderna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. post perfeito porque aborda o assunto moda de um modo diferente , historcamente .
    moda não é só vestir é entender como chegaos até ela ...parabéns.
    seguido e comentado.
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, te vi lá no Orkut.
    Estou te seguindo (:

    Beijo ;*

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!