07 fevereiro, 2011

Sustentabilidade – o novo grito da moda!



Vestido jornal do designer inglês Gary Harvey
A moda, como formadora de opinião mostra-se uma ferramenta de comunicação para mobilização social. É um lugar de potente reflexão sobre diversos assuntos como a arte, história, o pensamento e comportamento humano. Com isso a transição dos valores do desenvolvimento sustentável é feita através da moda de forma cada vez mais consistente.
A sustentabilidade não é apenas um discurso, ela pode ser tripé de valorização do produto.
Esse tripé é composto por 3 fatores : O econômico , o social e o ecológico. Agregar valores como responsabilidade social e ambiental de uma forma economicamente viável têm sido projeto de grandes marcas na área da moda que  têm se conscientizado do grande potencial econômico de produtos com essas características.
E como fazer esta idéia atingir o consumidor? Cabe o as profissionais de moda a função de agente transformador do pensamento e comportamento social dentro desse contexto de sustentabilidade. Ações sócio-educativas não são tão difíceis como pode se imaginar. Na realidade, são bem simples.
Exemplos dessas ações são vistas em Ong’s (Organizações não governamentais) como a Ecotece e o Instituto Kairós. O IDDS (Instituto de Design para Desenvolvimento Sustentável) também tem exercido papel fundamental na reflexão do design sustentável.
Vale á pena conferir o trabalho dessas instituições; e  para quem se interessa pelo assunto, uma outra  dica é o curso de Moda e Sustentabilidade da Escola São Paulo desenvolvido em conjunto pelo IDDS e pelo Ecotece, onde aluno irá conhecer os impactos sócio-ambientais que a produção dos setores têxtil e vestuário acarretam atualmente, vai obter também, uma visão global de sustentabilidade para moda e desenvolver a capacidade crítica, a partir do conhecimento  dos principais conceitos de design sustentável.

4 comentários :

  1. Bom dia.

    Super legal seu post! Achamos muito importante ver pessoas que gostem e divulguem a moda sustentável e todo conceito de ajuda ao meio ambiente, tão importante quanto os próprios praticantes da arte!

    Somos da Fujiro Ecotêxtil, uma empresa de Blumenau/SC que pratica tal moda em vários níveis, se quiser conhecer mais: www.fujiro.com.br

    Adicionamos seu blog aos favoritos!

    Obrigado =)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Já fiz uma visitinha no site...Adorei conhecer a moda Fujiro, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei com a foto na hora pq montei uma apresentação no power point pra uma a amiga apresentar sobre o tema "Moda Sustentável". Se vc quiser ver eu envio por e-mail. Aproveite e participe:
    http://deturistaaviajante.blogspot.com/2011/05/revele-suas-fotos-com-desconto.html

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!