10 fevereiro, 2011

Arte na fotografia de moda


Foi-se o tempo em que a fotografia de moda era puramente comercial. A manifestação da criatividade dos fotógrafos de moda derrubou a barreira entre o comercial e o artístico.

A moda em si é a arte voltada ao negócio. O design de moda produz sua arte pensando em vendas , o que de forma alguma, impede a expressão artística no processo criativo.

Nesta área , onde a fotografia é uma exposição de um produto ou marca, grandes profissionais vêem se destacando com trabalhos que podem considerados obras de arte
, alguns com publicações em gigantes da moda como “Haper’s Bazaar” e “Vogue”.

O motivo? São profissionais com o talento de transformar a fotografia de moda em um canal para a manifestação de criatividade e expressão artística.

A fotografia de moda transformou-se em gênero visual com linguagem própria após 1930. A VOGUE América publica em 1932 a primeira foto colorida em sua capa: uma foto de Steichen, de uma garota de maiô segurando uma bola de praia.

Nos anos de 1950, fotografia de moda, já era indispensável para o sucesso de uma revista, sendo necessário desenvolver várias outras formas de mostrá-la, formando grandes nomes de fotógrafos + grandes nomes de estilistas em um grupo único. Richard Avedon e Irving Penn estavam entre os mais importantes daquela época. Os fotógrafos eram aqueles que levavam os representantes do jet set cultural e internacional para o público.

Nos anos de 1960 e 1970, a fotografia é influenciada pelas liberações constantes da época, apelo sexual, conceitos de produções de moda e a atitude das modelos nas passarelas e estúdios marcou a era de uma fotografia cada vez mais ousada. Helmut Newton e David Bailey iriam virar a fotografia de moda de cabeça para baixo, basicamente inventaram a fotografia como uma arte. Helmut Newton, especialmente, mudou a percepção do público sobre o que era aceitável nessa área.

Hoje com os avanços tecnológicos vem a fotografia digital e facilita ainda mais, o surgimento de  novas técnicas e inovações em cores e texturas. Fotógrafos como Jean Baptiste Mondino tornam-se especialistas nos truques computadorizados para a manipulação da fotografia de moda.

Essa tendência sussurra o que os fotógrafos de moda costumavam propor nos anos de 1920: “Venha, fuja da realidade, torne-se outro...”. 

Expressando nossos desejos pessoais e escolhas em imagens cada vez mais multi-expressivas , a fotografia de moda contemporânea faz-se entender ou ser interpretada de maneiras diversas. São registros estáticos que continuam a repercutir. Por tanto, o pensamento e o comportamento social como macro-tendência de moda, torna-se objeto desses profissionais para escrever sem palavras e até tocar melodias sem nenhum som.

Para entender melhor o que disse, observe as imagens que selecionei. São fotografias de alguns dos melhores fotógrafos de moda (minha opinião).

E então...Arte ou moda?

kirsty Mitchell
kirsty Mitchell
kirsty Mitchell
Tim Walker
Tim Walker
RICHARD AVEDON
Mario Testino
Irving Penn
Edward Steichen
Tim Walker

Anne Leibowitz





10 comentários :

  1. sempre encarei a moda como arte e a fotografia então, nem se fala, sou apaixonada, e até aplico algumas horas da minha vida em cursos voltados a fotografia de moda e digo com convicção, pura arte.


    ;*

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post.
    Sem sombra de dúvidas você escreve muitíssimo bem mocinha!
    Fotografia é uma das minhas maiores anseios de conhecimento...estou indo de grão em grão, mas o seu post sem duvida me ajudou muito nessa busca.
    Tentarei vir mais aqui.
    beijos.

    http://songclothes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. J.Yang , muito obrigada! Fico feliz em ajudar,
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, Pétala. Fotos perfeitas!!!
    Adicionei o seu blog na minha lista dos preferidos.. tudo bem?

    Bjo
    http://millatunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. a moda em si já é arte né ? então pra mim é arte, sempre *-*

    beeijos
    Loma<3

    ResponderExcluir
  6. Oie obrigada pelas dicas, e adorei as fotos selecionadas :)

    ResponderExcluir
  7. Eu amei essas fotos, mesmo. *-*



    www.makeyourmode.com
    xx

    ResponderExcluir
  8. Você escreve super bem!
    adorei o post, e voltarei sempre, esta nos favoritos já..

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei!Vou mostrar para minha filha, pois ela quer ser fotógrafa.Obrigada por participar sempre do meu blog!

    ResponderExcluir
  10. A moda com certeza é a arte manifestada de cada um! Quero me especializar em fotografia de moda, pois vejo que uma foto muito bem feita faz qualquer um mudar o conceito da roupa que está sendo utilizada. Mto bom o texto. Adorei suas escolhas, em especial adorei a foto de Tim Walker! Grande Bj ~.~
    Flávia Cruz

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!